Conhecer a Deus

images

Conhecer a Deus

Uma das grandes questões da história do pensamento ocidental, foi a questão do conhecimento. Homens como Descartes, David Hume, Kant, e tanto os outros, se preocuparam com a “episteme”; isto é, os estudos que filosofia chama de “teoria do conhecimento” ou “epistemologia”. A busca do conhecimento entre os pensadores, sempre esteve atrelada a busca pela verdade.

Sócrates dizia que, segundo o Oráculo de Delfos, o homem tinha que se conhecer a si mesmo para alcançar a verdade. Diferente de Sócrates, Agostinho buscava a verdade no conhecimento de Deus, já que, o homem, era conhecido de Deus, disse ele: “Conhecer-te, ó conhecedor de mim, conhecer-te tal como sou por ti conhecido“. Paulo admite o conhecimento de si, mas almejava conhecer a Deus inteiramente: “Agora conheço em parte, mas depois conhecerei plenamente, assim como também sou plenamente conhecido”. (1Co 13-12b).

A vida consiste em conhecer a Deus profundamente; conhecer a si mesmo, como propôs Sócrates, deve implicar em conhecer, também, o conhecedor e feitor do homem. Conhecer o Deus que é o Caminho, a Verdade e a Vida. Conhecer o Deus que, para alguns, é desconhecido. Tal como Paulo disse aos filósofos no Areopago em Atenas “AO DEUS DESCONHECIDO. Esse, pois, que vós honrais, não o conhecendo, é o que eu vos anuncio” (Atos 17:23b) Esse Deus é Jesus. Nas palavras João “E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.” (Jo 17:3).

– Josias Silva

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s